sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Necessidades básicas

Inicialmente, quero deixar claro que todas as postagens publicadas neste blog são frutos de minha experiência pessoal, profissional e formação/capacitação em áreas diversas, contudo, de maneira alguma, tratam-se de prescrições individuais e específicas, direcionadas a algum tipo de necessidade humana, até porque não sou habilitado em áreas como a medicina ou nutrição.
Tratam-se de dicas/sugestões simples e práticas que, se não trouxerem alguma melhoria na qualidade de vida de um possível interessado, efeito colateral também não ocasionará.
Sabe-se que a denominação de Qualidade de Vida do ser humano é algo muito relativo e sua conceituação depende de muitos fatores harmoniosos ou não entre si - alguns até contraditórios, dependendo de quem os analisa e estuda, sendo as características próprias de cada ser humano um deles. E pelo fato de que cada pessoa é um ser único e insubstituível, o que serve para um pode não ser útil a outro.
Contudo, há certas ações que, se realizadas conscientemente e com dedicação, podem trazer benefícios à maioria dos indivíduos.
Para direcionarmos mais a "conversa", cabe aqui lembrar de um tema muito discutido entre profissionais de vários setores, que são as necessidades básicas do homem. Muito foi dito e descrito sobre o assunto, porém, deixando-me naturalmente me influenciar pela minha formação acadêmica, baseio-me na teoria do psicólogo americano Abraham Maslow, o qual estudou e propôs que as necessidades do indivíduo seguem uma hierarquia, conforme infográfico abaixo:


Tais necessidades, de acordo com Maslow, iniciam-se por baixo (considerando esta representação) e estão ligadas em princípio àquilo que não podemos deixar de possuir para sobreviver, pois são básicas (respiração, comida, água, sono, etc.) e, conforme se ascende na pirâmide, passa-se a ter necessidades não vitais ao ser humano, recaindo-se mais ao nível do desejo.
Sem se aprofundar muito no assunto, pode-se concluir que a busca da qualidade de vida do indivíduo varia e depende do nível em que cada ser está nessa classificação. Uma pessoa que ainda não possui sua necessidade de alimentação atendida não se preocupará com o respeito que terceiros devem ter por ela (necessidade contida no nível 4 da pirâmide - Estima).

Combinemos que, para se colocar em prática as dicas expostas no blog, deve-se considerar a premissa que toda necessidade fisiológica e de segurança (família, emprego, recursos - para atendimento das necessidades anteriores - saúde e moralidade) esteja suprida. A ideia é aumentar/otimizar o seu bem-estar.

Primeiro passo para a melhoria de sua qualidade de vida: lembrar-se sempre do título do post anterior que diz "corpo são, mente sã", contudo dando ênfase à sua mente, pois é por meio dela que tudo se inicia. Trabalhe o seu consciente e tudo será facilitado no alcance de seus objetivos. Sua necessidade é a melhoria de seu condicionamento físico, o que obrigatoriamente deve passar pela perda de peso que atualmente está acima do esperado?
Conscientize-se de duas verdades: o ser humano não vive para comer, come para sobreviver; o homem foi criado para ser ativo, movimentar-se, portanto fuja da inércia.

Dicas:

  1. Reflita inicialmente sobre o que realmente quer da vida: viver intensa, compulsiva e desordenadamente, sem se preocupar com os excessos, mas sofrer as consequências negativas na fase da terceira idade (se conseguir chegar até lá) ou de forma plena, consciente, balanceada, com total vigor em 100% de sua existência e ainda intensamente?
  2. Procure estar sempre próximo (a) de pessoas que tenham hábitos saudáveis e que possam de alguma forma incentivá-lo (a) a mudar os seus;
  3. Tenha contato frequentemente com literaturas que te auxiliem com dicas e informações sobre saúde e bem-estar;
  4. Alimente-se diariamente (de 3 em 3 horas) e em pequenas quantidades;
  5. Utilize veículo motorizado somente em caso de extrema necessidade, procurando se locomover o máximo a pé ou de bicicleta, skate e/ou afins.

No próximo post, esmiuçaremos mais as dicas acima. Vida plena a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário